A alguns dias atrás a minha filha Laissa participou pela primeira vez de um legítimo acampamento americano.
Desde que nos mudamos aqui para os Estados Unidos ela ainda não tinha feito nenhuma dessas atividades as quais “eles”, os filhos, ficam alguns dias fora de casa.
Mas, chegou a minha vez e tive que cortar de uma vez por todas o cordão umbilical!!
Não que ela nunca tivesse passado alguns dias fora de casa, bem pelo contrário, a Lala desde pequena sempre ficou tranquilamente com outras pessoas. Mas essas “outras pessoas” sempre foram da minha família, pessoas de confiança e sempre bem próximas de mim.
Pois então, lá se foi ela.
Vamos dizer que para o meio do mato, um lugar totalmente desconhecido e para piorar a minha situação, com um sinal de internet e telefone péssimos!!
Esse acampamento faz parte de um programa do Rotary Club International, o RYLA ( Rotary Youth Leadership Awards ), um programa para crianças, adolescentes e adultos que tem como finalidade principal fazer com que os participantes desenvolvam habilidades na área de liderança, trabalho em grupo, comunicação, e auto confiança.
Esse particularmente que a Lala participou contou com a presença de mais de 200 adolescentes com idades entre 14 e 17 anos e aconteceu na cidade de Umatilla, Fl, uma pequena cidade a mais ou menos 1 hora de Orlando.
Quando os filhos ficam longe, todos os acontecimentos servem como aprendizado. Para os pais e para os filhos.
Me perguntei algumas vezes se deixaria ela participar ou não dessa experiência e agradeço a Deus por me dar a sabedoria e a atitude de não ser egoísta e tirar o direito da minha filha saber que existe um mundo inteiro esperando por ela com muitas coisas para se aprender, se viver e muitas, mas muitas barreiras e dificuldades nas quais eu não poderei sempre ajudá-la a resolver logo ali do lado de fora da porta da nossa casa.
Acho que cabe a nós, pais, prepará-los para o mundo, pois não devemos esquecer nunca que vai chegar o momento em que não estaremos ao lado dos nossos filhos e eles terão que fazer escolhas e tomar decisões por conta própria.
Vamos prepará-los enquanto eles estão sob os nossos olhares e cuidados.
Depois que estiverem do lado de fora da porta vai ficar um pouco mais difícil.
Eu tenho orgulho da filha que criei, responsável, educada e hoje uma cidadã do mundo.
O que ela precisar resolver, a atitude que ela precisar tomar, ela terá a capacidade de faze-la por conta própria. Ela sabe que se precisar do pai e da mãe estaremos aqui, mas preparamos ela para ter as rédias da própria vida.
Para quem se interessar, seguem algumas fotos do acampamento e lá no final o link dos dois vídeos que ela fez sobre o acampamento.
Sim, sou uma mãe muito “proud” como ela sempre fala!!
Assistam aos videos ⤵⤵⤵⤵⤵
Parte 1
Parte 2
Você está logado como
Silvia, ótimo texto! É bem isso mesmo, deixar os filhos não é fácil, mas eles devem ser criados para o mundo… E a Lala é um ótimo exemplo disso! Gostei muito do que escrevestes!
Silvia Respondeu:
abril 25th, 2016 at 12:47 PM
Fer!! Gosto tanto de saber que voce passa por aqui!! Adoro seus recadinhos!! Muito Obrigada!! Saudades…
The’res nothing like the relief of finding what you’re looking for.